Janela de Johari Teste

Instruções:

Antes do teste, que tal ler a teoria sobre a Janela de Johari? Custa apenas CLIQUE AQUI

O presente questionário está em uma pesquisa de eficácia gerencial e foi elaborado para avaliar sua conduta e compreensão nas relações interpessoais. Não existem respostas “certas” ou “erradas”. A melhor resposta é simplesmente aquela que mais se aproxima na representação da sua maneira habitual de relacionar-se com os outros.  Para cada uma das perguntas deste questionário indique qual as reações alternativas e mais características, ou representativa, da maneira pela qual você conduziria a situação descrita. Algumas alternativas podem ser igualmente representativas, ou igualmente não representativas, da sua conduta, apesar desta possibilidade existir, escolha aquela que mais se aproxima da sua conduta. Para cada pergunta você tem cinco pontos que pode distribuir em qualquer das seguintes combinações:

   

A

B

1. Se A é completamente representativa do que você faria e B está totalmente fora de toda possibilidade, escreva um “5” na letra A e um “0” na letra B em sua folha de respostas do questionário.  

5

0

2. Se A é completamente representativa do que você faria e B representa algo, escreva  “4” na letra A e “1” na letra B.  

4

1

3. Se A é somente um pouco mais representativa do que você faria que B, escreva  “3” na letra A e “2” na letra B.  

3

2

4. Cada uma das combinações anteriores pode ser usada de maneira oposta, se B é mais representativo que A.  

2

3

Existem seis combinações para responder cada par de alternativas apresentadas a você em cada pergunta. Tenha certeza de que a soma dos números que você marcar em cada par totaliza 5.

Trate de relacionar cada situação no questionário à sua própria experiência pessoal. Tome o tempo que necessitar para responder com precisão a cada pergunta.

Lembre-se que não há resposta certa ou errada. Se você procura uma resposta “correta” a única coisa que conseguirá será o significado de suas respostas e transformará em inútil esse questionário. Seja honesto consigo mesmo.

1.  Se um de meus amigos tem um “conflito de personalidade” com um conhecido de ambos com o qual é importante dar-se, que faria eu?

A (    )  diria a meu amigo que considero que ele ter responsabilidade parcial nos problemas com esta pessoa e procuraria fazê-lo ver de que forma essa pessoa foi afetada por ele.

B (     ) não me envolveria, pois eu não seria capaz de continuar dando-me com ambos ao mesmo tempo, uma vez que decidi o caminho que devo seguir.

2. Se eu tive uma disputa acalorada com um dos meus amigos recentemente, e percebo que ele ficou com dúvidas ao meu respeito, desde aquele dia, que faria eu?

A (    )  evitaria que as coisas piorassem chamando a atenção para o seu comportamento, mas deixaria que as coisas se resolvessem por si mesmas.

B (     ) chamaria a atenção sobre seu comportamento e perguntaria como ele sente que a disputa afetou nossas relações.

3. Se um amigo começou a esquivar-se e isto trouxe atitudes de afastamento e separação, o que faria eu?

A (    )  lhe diria o que penso sobre seu comportamento e lhe sugeria que dissesse o que ele pensa.

B (      ) imitaria sua conduta e faria com que nossos encontros fossem rápidos e esparsos, de acordo como ele os quer.

4. Se dois amigos e eu estamos conversando e um deles traz à tona um problema pessoal meu, que envolve o outro amigo, do qual ele não está inteirado, que faria eu?

A (      )  mudaria a conversa e insinuaria a meu amigo que faça o mesmo.

B (     ) informaria a meu amigo que não está inteirado sobre o que está falando o outro amigo, sugerindo-lhe tratássemos do assunto mais tarde.

5.  Se um amigo me diz que, em sua opinião, estou fazendo as coisas que me tornam menos eficiente do que poderia ser em minhas relações sociais, que faria eu?

A (    )  pediria que me explicasse, detalhadamente, o que ele observou e sugerisse as mudanças que devo fazer.

B (     ) ficaria ressentido com as suas críticas e justificaria porque me comporto desta maneira.

6. Se um de meus amigos aspira um posto em nossa organização para o qual considero que não está qualificado, e se ele foi indicado para este posto por decisão do chefe de nosso grupo, que faria eu?

A (    )  não mencionaria meu receio, nem a meu amigo e nem ao chefe, e deixaria que eles tomassem a decisão final.

B (    ) faria ver, a meu amigo e ao chefe, meu receio. E deixaria que eles tomassem a decisão final.

7. Se vejo que um dos meus amigos começa a ser desleal comigo e para com os outros amigos, e nenhum deles lhe chama a atenção para sua atitude, que faria eu?

A (    )  perguntaria a várias destas pessoas como vêem a situação para saber se elas também consideram que ele está sendo desleal.

B (    ) não perguntaria a outros o que pensam de nosso amigo mas esperaria que eles comentassem o fato comigo.

8. Se estou preocupado com alguns assuntos pessoais e um amigo me diz que estou começando a mostrar-me irritado com ele e com os outros e estou aborrecendo a respeito de coisas sem importância, que faria eu?

A (    )  diria-lhe que tenho estado preocupado e, provavelmente, nervoso, por algum tempo e que preferiria não ser incomodado.

B (   ) escutaria suas queixas, não me preocuparia em explicar-lhe minhas ações.

9. Se eu escutasse alguns amigos discutirem um boato negativo a respeito de outro amigo meu, o qual sei que poderia lhe prejudicar, e ele perguntasse o que sei a respeito, o que faria eu?

A (    )  diria-lhe que não sei nada sobre isto e que ninguém poderia acreditar, de modo algum, num boato como esse.

B (   ) diria-lhe exatamente o que escutei, quando escutei e de quem escutei.

10. Se um amigo me mostra o fato de que tenho um conflito de personalidade, com o qual é importante que me dê bem, que faria eu?

A (    )  consideraria seus comentários fora de hora e lhe diria que não desejo discutir este assunto.

B (   ) falaria sobre isso abertamente com ele, procurando determinar de que forma seu comportamento foi afetado por essa situação.

11.  Se minhas relações com um amigo foram abaladas por sucessivos conflitos sobre um problema de importância para ambos, que faria eu?

A (    )  tomaria cuidado com minhas conversas com ele pra que este problema não surgisse novamente e viesse a piorar nossas relações.

B (   ) assinalaria os pontos de controvérsia que estão abalando nossa relação e sugeriria que discutíssemos até conseguir resolvê-los. 

12.  Se em uma discussão pessoal com um amigo, sobre seus problemas de comportamento, ele sugere repentinamente, que discutamos meus problemas e comportamento da mesma maneira como discutimos os seus, o que faria eu?

A (    )  trataria de conservar a discussão fora de meus problemas, dando a entender que outros amigos freqüentemente me falassem desses assuntos.

B (   ) receberia bem a oportunidade de ouvir o que ele sente a meu respeito e estimularia seus comentários. 

13. Se um amigo começa a falar-me sobre o seu sentimento de hostilidade em relação a outro amigo, que ele sente ser pouco amável com os outros (e eu estou francamente de acordo), o que faria eu?

A (    )  ouviria e também expressaria meus sentimentos de modo que ele soubesse qual é o meu ponto de vista.

B (    ) ouviria mas não expressaria meus próprios pontos de vista e opiniões negativas, uma vez que ele poderia repetir o que eu lhe disse de maneira tão confidencial.

14. Se eu penso que um boato negativo a meu respeito foi espalhado, e suspeito que um dos meus amigos escutou totalmente, o que faria eu? 

A (    )  evitaria mencionar o problema e deixaria que ele me comunicasse, se assim o soubesse.

B (    ) correria o risco de ofendê-lo perguntando-lhe, diretamente, o que sabe sobre o assunto. 

15. Se eu observo um amigo nas suas relações sociais e considero que está fazendo uma série de coisas que o prejudicam no relacionamento, o que faria eu? 

A (    )  correria o risco que ele me considerasse um extrovertido e lhe diria o que observei, bem como minhas reações frente disso.

B (    ) guardaria minhas opiniões para não parecer que interfiro em coisas que não são da minha alçada. 

16. Se dois amigos e eu estamos conversando e um deles, inadvertidamente, menciona um problema pessoal, no qual estou envolvido, mas do qual não tinha conhecimento, o que faria eu?

A (    )  iria pressioná-los para que me informassem sobre o problema e suas opiniões a respeito.

B (    ) deixaria que meus amigos me informassem ou não, dando-lhes opção para que mudassem de assunto se assim o desejassem. 

17. Se um amigo parece estar preocupado e, inclusive já começou a aborrecer-se com coisas aparentemente sem importância, e se irrita comigo e com os outros sem uma causa real, que faria eu? 

A (    )  o trataria com muita cautela durante algum tempo, supondo que tenha tido alguns problemas pessoais temporários que não são da minha alçada.

B (  ) trataria de falar com ele a este respeito e lhe mostraria como seu comportamento está afetando as pessoas.

18. Se certos hábitos de um amigo começam a me desagradar, a ponto de afetar o prazer que sinto na sua companhia, o que faria eu?

A (    )  não lhe diria nada diretamente, mas faria perceber meus sentimentos, ignorando-o cada vez que manifestasse os hábitos que me desagradam.

B (    ) manifestaria meus sentimentos de uma maneira aberta e franca, de modo que pudéssemos manter nossa amizade agradável e com satisfação. 

19. Em uma discussão sobre o comportamento social com um de meus melhores amigos, que faria eu?

A (    )  evitaria mencionar seus defeitos e imperfeições de modo a não ferir seus sentimentos.

B (    ) apontaria seus defeitos e imperfeições de modo que ele pudesse melhorar sua habilidade no trato com as pessoas. 

20. Sabendo que posso ser designado para um importante cargo dentro do nosso grupo e as atitudes de meus amigos começam a se manifestar de maneira diferente para comigo, que faria eu?

A (    )  discutiria minhas limitações com meus amigos a fim de descobrir os aspectos nos quais devo melhorar.

B (    )  trataria de descobrir sozinho minhas imperfeições, de maneira que pudesse superá-las.

Chave de respostas sobre o exercício

Para saber o que a sua janela significa CLIQUE AQUI 

JANELA DE JOHARI

No questionário que você acaba de preencher, existem 10 perguntas que estão relacionadas com sua receptividade ao “feedback” (retorno de informações) de seus amigos ou conhecidos e 10 perguntas que estão relacionadas com sua disposição  auto-abertura para proporcionar “feedback” a seus amigos ou conhecidos. Passe a sua pontuação da folha de respostas do questionário para esta folha, uma vez terminado. Some os pontos da coluna “receptividade ao feedback”, assim como “disposição a auto-abertura”.  

RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK DISPOSICAO A AUTO-ABERTURA

2.B    =

1. A  =

3.A    =

4.B   =

5.A    =

6.B   =

7.A    =

9.B   =

8.B    =

11.B  =

10.B  =

13.A  =

12.B  =

15.A  =

14.B  =

17.B  =

16.A  =

18.B   =

20.A  =

19.B    =

TOTAL =

TOTAL =

ATENÇÃO: Escreva a sua dúvida, quanto ao preenchimento da tabela a cima ou do gráfico abaixo, no campo Comentários que o Dr. Trabalho responde para você.

Para saber o que a sua janela significa CLIQUE AQUI 

 

 

Por exemplo: Supondo que resultado para:

RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK = 20
DISPOSIÇÃO A AUTO-ABERTURA=35

Seu sua Janela de JOHARI ficaria conforme a imagem a baixo:

Para saber o que a sua janela significa CLIQUE AQUI 

Esse texto ajudou você? ou    Pode deixar um comentário?
Lembrou de alguém? Compartilhe o link
Visite também: www.palestraemroda.com.br 

92 comentários para Janela de Johari Teste

  1. girlane disse:

    não entendi como transportar as respostas para o grafico?

  2. Pedro disse:

    não entendi como transportar os dados para o gráfico

  3. Estela disse:

    Como eu sei de que tipo faço parte? o meu deu 28 de receptividade e 26 de disposição!

    • Sergio Naguel disse:

      Bom dia Estela
      Seus índices são bem equilibrados e portanto sua Janela de evidência é a ABERTO.
      Obrigado pela participação e volve mais vezes
      Um abraço
      Sergio Naguel

  4. Giovana disse:

    Oi, Sérgio. O meu deu 29 Receptividade e 22 Disposição. Queria saber mais detalhadamente o que isso significa. Tem algum lugar onde eu possa saber isso?

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Giovana;
      Sua resposta vai ao ar no dia 04 de setembro de 2012.
      Obrigado pela audiência, um forte abraço e participe mais vezes.
      Sergio Naguel

  5. Roberta Balbina da Silva disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber o que representa meu resultado.
    De Receptividade ao Feedback foi 33
    E de disposição a auto-abertura foi 32.
    Att,
    Roberta Balbina

  6. Giovana disse:

    Olá, Sérgio, estou aguardando sua resposta! rs

    Abraço

  7. Daniele disse:

    Boa tarde, minha RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK deu 14 e DISPOSIÇÃO A AUTO-ABERTURA deu 25. Como interpreto isso? Obrigada

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Daniele
      Com esta pontuação você possui duas janelas em destaque
      EU CEGO
      . Aqui temos uma situação em que as pessoas conhecem
      algo de nós que nós mesmos desconhecemos.
      . Através das interações verbais e não verbais, transmitimos
      mensagens aos demais que lhes permitem conhecer-nos.
      . Aqui comunicamos por expressões faciais, posturas das
      quais não temos consciência.
      . A pessoa nesta situação fala muito mas não recebe feedback
      ou seja, não escuta a opinião dos outros gerando relaciona-
      mento ineficaz. Esta situação é de insensibilidade.
      Crítico.
      Egocêntrico.
      Exagerado nas convicções.
      Autoritário.
      Gera hostilidade

      JANELA DESCONHECIDA
      . Aqui estão todas as coisas desconhecidas por nós e pelos outros.
      . A pessoa tem uma atitude mais de mudo, assiste a tudo mas não pergunta, fala pouco, gerando mistério sobre o seu posicionamento.

      Obrigado por sua participação e volte mais vezes
      Sergio Naguel

  8. Carliana Oliveira disse:

    meu resultado foi Receptividade ao Feedback foi 35
    E de disposição a auto-abertura foi 32.

  9. Juliana Cerqueira Torres disse:

    Olá,

    O meu teste deu:
    RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK = 33
    DISPOSIÇÃO A AUTO-ABERTURA=24

    Como faço para saber o resultado no grafico e o que isso me diz sobre meu profissional? Podem me auxiliar?

    Desde ja, obrigada.

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Juliana Cerqueira Torres
      O resultado do seu teste indica uma pessoa que recebe/percebe bem as informações que chagam dos outros para vc(uma pessoa curiosa) porém a tendência é de não distribuir as informações que possui de foma bem equilibrada. A tendência é ser uma pessoa mais reservada com o tem, sabe e é. Tendência é de perder oportunidades por não se apresentar devidamente. As pessoas não te conhece e acabam sentindo insegurança ao trabalhar ao seu lado. Pouco participativa.
      Obrigado pela participação e volte sempre
      Sergio Naguel

  10. Tatiana Amaral disse:

    Como sei que tipo faço parte o meu deu receptividade 32 e disposição 23

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Tatiana Amaral;
      Vc faz parte do grupo da Janela Fechada. Dos que gosta muito de aprender, mas compartilham pouco.
      Obrigado por sua participação e volte mais vezes

  11. Larissa disse:

    Olá, minha receptividade foi de 45 e disposição 31, como posso interpretar esse resultados, grata :)

  12. tatiane disse:

    Olá, Sergio,
    minha receptividade foi 24 e minha disposição 13.Qual a definição para meu resultado?
    obrigada desde já!

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Tatiane;
      O resultado que vc me apresenta corresponde a Janela Desconhecida ou EU DESCONHECIDO

      O eu desconhecido compreende o campo do nosso inconsciente, daquilo que desconhecemos sobre nós mesmos, como também os outros desconhecem sobre nós. Desenvolver um maior autoconhecimento pode ajudar muito a diminuir está área. A teoria da Janela de Johari diz que as características desta janela são: Não e fala nem escuta – Personalidade distante, tímida •Evita os outros e evita participar •A comunicação é difícil.
      Obrigado por sua participação e volte mais vezes.

  13. Boa Tarde!
    Meu resultado foi: Receptividade 29 e Disposição 32, o que isso significa?

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Verônica Rodrigues;

      Receptividade 29 e Disposição 32, forma a Janela ABERTA
      É a parte da janela que mostra a parte fundamental do nosso relacionamento com os outros, porque somos capazes de revelar-nos conscientemente. Esta parte se abre na medida em que a confiança e a verdade aumentam. Informações pessoais são compartilhadas. É a troca livre e aberta de informações: quando você conversa com uma pessoa, sobre algo particular ou íntimo, faz um desabafo ou simplesmente relata fatos. Esta janela gera segurança pessoal e é a que mais ajuda no auto conhecimento e autodesenvolvimento.
      Grato por sua participação e volte mais vezes. Se gostou, recomende para seus amigos.

  14. Rudgery Lopes disse:

    Meu resultado foi RECEPTIVIDADE 34 e DISPOSIÇÃO 19 – o que se traduz com isto?

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Rudgery Lopes;
      RECEPTIVIDADE 34 e DISPOSIÇÃO 19 forma uma janela FECHADA. A janela fechada é descrita como sendo de pessoas que recebem bem as informações que chegam até elas contudo não são de compartilhar as informações que possuem. É um estilo que não gosta de se expor por medo ou desconfiança. A fachada é grande e nada de pessoal é comunicado. Este tipo gosta de saber das coisas mas como não compartilha e a sua falta de confiança provoca a desconfiança dos outros membros, gerando também sentimentos de desprezo e de hostilidade. Este estilo é adotado pelas pessoas inibidas/tímidas que bloqueiam a sua comunicação pessoal, particularmente quando estão em grupo. Preferem falar pouco e ouvir muito. Estão muito atentas ao que passa, mas ninguém sabe o que elas pensam.
      Obrigado por sua participação e volte mais vezes.

  15. Josely disse:

    Olá meu resulatado foi receptividade 29 e disposição 37

  16. Robson Schuhli disse:

    Olá Sergio.
    Realizei o teste e obtive 23 de receptividade ao feedback e 24 de disposição a auto abertura. Como podemos interpretar esse resultado?
    Grato por sua atenção.

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Robson Schuhli;
      Sua pontuação forma uma janela Eu Desconhecido ampla.
      Saiba sobre a janela Eu Desconhecido aqui
      Grato pela participação e volte mais vezes

  17. Keila Tavares Machado disse:

    Olá meu nome é Keila e o meu resultado deu: Receptividade 35
    Disposição 24
    tive duas áreas bem definidas, ficaram praticamente iguais, o que quer dizer?

    De já agradeço!

  18. Augusto disse:

    Oi…
    O meu deu o seguinte resultado
    receptividade = 28
    Disposição = 16

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Augusto;
      A Janela em evidência com essa pontuação é a FECHADA. Você gosta de aprender e é observador, mas compartilha bem pouco do que você é e o que tem com as pessoas ao seu redor.
      Grato pela participação e volte mais vezes

  19. MARILENA RIBEIRO disse:

    RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK 32 E DISPOSIÇÃO A AUTO-ABERTURA 33

  20. Francieli Callegaro disse:

    Olá,
    será que você poderia me auxiliar na interpretação do meu resultado?

    Feedback= 45
    Disposição= 37

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Francieli Callegaro;
      Naturalmente que posso.
      A Janela que predomina em seus relacionamentos é a Janela ABERTA. Creio que no seu caso ela bem ampla, ou seja, você é muito atenta a aprender e ouvir os outros e muito transparente também na sua forma de se apresentar pros outros.
      Quem sabe que por esse motivo, falte em você um pouco de vontade de defender seus pontos de vista? Ou de defender o seu espaço? Pode ser que você abra mão das suas convicções para acatar sempre as opiniões alheias. Pode ser que falte um pouco de assertividade.
      Grato por participar e volte mais vezes

  21. Marcelo disse:

    Olá Sérgio, vc poderia me ajudar?
    FEEDBACK=39
    DISPOSIÇÃO=34

    Desde já, um obrigado. ;)

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Marcelo;
      Naturalmente que sim. A janela que se forma com a pontuação que você obteve é a janela ABERTA, que é a janela que mostra um equilíbrio entre o receber/perceber informações e o se expor/compartilhar informações.
      Observe apenas se você não tem a tendência em concordar/usar demais o que as outras pessoas te dizem sem verificar a intenção ou validade da informação. (39)
      Grato pela sua participação e volte mais vezes.

  22. Mônica disse:

    RECEPTIVIDADE=38
    DISPONIBILIDADE=13
    … e aí doutor?

    • Sergio Naguel disse:

      E ai Mônica, que a janela que a pontuação que você informa forma representa uma pessoa que, por ela, nem de casa sairia. Se fosse possível ela não abriria a boca para falar com ninguém. Representa a janela de alguém ou muito tímida ou muito medrosa ou muito desconfiada.
      Grato por participar e volte mais vezes

  23. Giovana disse:

    Olá, Sérgio. Desculpa a demora. em responder. Esqueci que tinha feito o teste, rs.
    Tive uma aula que falou novamente sobre a Janela de Johari e vim fazer o teste de novo. Minha pontuação foi bem esta vez:
    Feedback- 32
    Auto-abertura- 33

    Li que geralmente a pontuação na janela de johari é constante, o que não aconteceu comigo. Acredito que possa ser porque na época em que respondi não estava bem comigo mesma. Procede?

    Obrigada pela atenção.

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Giovana;
      Exatamente isso. São momentos em nossas vidas que determinam como reagimos.
      Portanto vamos nos modificando ao longo do tempo e a Janela nos acompanha.
      Grato por participar e volte mais vezes

    • Giovana disse:

      Ops, quis dizer “Minha pontuação foi diferente esta vez”. Ato falho?? rs

  24. Jonatas de oliveira disse:

    Olá, eu não entendi muito bem de que maneira consigo interpretar o gráfico; meu resultado foi: RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK = 35
    DISPOSICAO A AUTO-ABERTURA = 28, tracei a linha mas não consegui interpretar.

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Jonatas de Oliveira
      A janela que se forma com as sua pontuações é uma janelas ABERTA com uma leve tendência em ouvir mais e falar menos.
      Grato por sua participação e volte mais vezes

  25. adniele dos santoa batista disse:

    minha pontuacao foi
    feedblack 29 e auto-abertura 26
    nao conseguir interpretar a minha janela de JOHARI, voce poderia me ajudar por favor.

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Adniele dos Santos Batista;
      Sim, naturalmente que posso. A janela que se forma com a pontuação que você me apresenta é uma Janela Aberta muito bem equilibrada, ou seja, mostra uma pessoa que sabe dar e receber informações equilibradamente.
      Grato pela participação e volte mais vezes

      • adniele dos santoa batista disse:

        OBRIGADA PELA RESPOSTA, MAS EU GOSTARIA DE VE-LA NO GRAFICO, NAO ESTOU CONSEGUINDO FAZER O GRAFICO . FICO GRATA SE VOCE ME AJUDAR. OBRIGADA

        • Sergio Naguel disse:

          Olá adniele dos santoa batista;
          Eu não tenho como colar uma imagem aqui neste campo para mostrar como fica a sua janela. Porém no post onde existe o teste que você fez tem imagens que servem de exemplo. É só repetir o que está lá usando as suas pontuações.
          Lamento mas não posso fazer o que você me pede por falta de recursos do próprio blog.
          Espero que você consiga.
          Grato por participar e volte outras vezes

          • adniele dos santoa batista disse:

            obrigada, mas acho que minha janela fica um pouco dividida para ” eu secreto” tambem ou eu estou errada.

          • Sergio Naguel disse:

            Olá adniele dos santoa batista
            Como sua pontuação deu 26 para exposição, sua janela aberta avança em direção a janela fechada e em direção a janela cega. Você tem um Janela Aberta e não raro você se esconde na fechada. Eu secreto = janela fechada Ou seja você não lida bem com feedbacks mas em algumas ocasiões prefere não se mostrar.
            É isso. Grato por participar

  26. Elza disse:

    Eu não consegui interpretar a janela . Minha receptividade deu 32 e minha disposição deu 26 . Obrigada .

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Elza;
      A janela que se forma com as pontuações que você obteve é de uma janela ABERTA que recebe bem feedbacks e com momentos(até frequente) de querer não se mostrar.
      Grato por participar e volte mais vezes

  27. Olinda Rezendes da Silva disse:

    Boa noite a todos!

    Gostaria de saber o que representa meu resultado.
    De Receptividade ao Feedback foi 31
    E de disposição a auto-abertura foi 24.

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Olinda Rezendes da Silva;
      Seu resultado forma uma Janela ligeiramente Fechada, ou seja você lida bem com os feedbacks que recebe e gosta de recebê-los, mas em algumas situações prefere não se expor colocando suas ideias. Pode ser que isso ocorra até você se ambientar e se sentir segura.
      Grato por participar e volte mais vezes

  28. Lucas Freitas disse:

    ola, Boa noite
    gostaria de saber o que representa minha janela;
    respectividade ao feedback: 29
    disposição a aouto abertura:30

    • Sergio Naguel disse:

      Ola Lucas Freitas;
      Sua pontuação mostra a predominância da Janela Aberta bem equilibrada.
      Grato por participar e volte mais vezes.

  29. Adalberto Araujo disse:

    Dr. achei a janela de jorari muito interessante como instrumento de auto avaliação. Meu resultado foi a predominância da janela do desconhecido, o que não foi nenhuma surpresa pra mim, mas me deixou preocupado com o grau de acertabilidade obtido. Gostaria de saber, se possível, como posso fazer para mudar o meu perfil em direção a um comportamento mais aberto? Qual é o primeiro passo?
    Parabéns pelo blog. Aguardo a resposta.

    • Sergio Naguel disse:

      Prezado Adalberto Araujo;
      O primeiro passo você já deu: você não quer mais ser como está. Eu não tenho dúvidas em afirmar que seja o passo mais importante de todos os outros.

      Como você está num momento em que lida com dificuldade com os feedbacks e não se sente a vontade para falar sobre si, eu sugiro que você, nesta fase, busque ajuda, ou seja, que você não caminhe para a próxima posição sozinho.

      Existem muitas formas para você fazer isso, como por exemplo: um grupo de teatro, um grupo de danças circulares, uma grupo de musicaterapia, um grupo de corrida na rua. Vá participar de um grupo de atividades lúdicas. Entre num coral ou outra ideia que você tenha. Dependendo de como você esteja você pode optar por um aconselhamento individual de algum profissional na área da psicologia.

      Enfim, sinto que seus dias de Janela Desconhecida estão contados porque você assim decidiu.
      Se for do seu desejo volte pra contar o que você decidiu.
      Forte abraço e sucesso

      • Adalberto Araujo disse:

        Oi Doutor,
        Voltei para agradecer pelos conselhos. Estava mesmo pensando em buscar orientação psicológica, mas também gostei da idéia de procurar um grupo atividades lúdicas, pois me parece mesmo muito útil. Bem, primeiramente vou procurar uma dessas atividades que seja dinâmica e em grupo para, só depois, ver do que mais preciso para que se concretize essa mudança.
        Abraço e até a próxima.

  30. Savyo disse:

    Meu resultado foi RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK = 27 E DISPOSIÇÃO A AUTO-ABERTURA = 23
    Pelo que percebi, estou no quadrante Fechado porém, o resultado foi muito próximo do centro do gráfico. Há alguma consideração a respeito de fcar centralizado?

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Savyo;
      Então, sua pontuação formou realmente uma Janela Fechada, mas bem próximo de ser uma Janela aberta. Nessa sua configuração o que eu penso é que você não é tanto de ouvir os outros, ou seja, é meio convicto nas suas certezas, mas não gosta de defender suas ideias então fica mais na sua quando está em grupos. Não concorda, mas não argumenta.
      Se for assim, eu creio que você pode estar perdendo oportunidades nos dois lados.
      Grato por participar e volte mais vezes.

  31. aline menezes castro disse:

    olá boa noite fiz feedback 21, e disposição 35 me explique por favor. Obrigado

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Aline Menezes Castro;
      A janela que sua pontuação forma é uma janela CEGA.
      Suponho que você receba feedback com um pezinho atrás ( acha que já sabe das coisas) e fala muito mais do que ouve.
      Por esse motivo, imagino que as pessoas acabem por te esconder as coisas já que você sabe tudo e não te procurem para te dar ajuda apesar de você sempre estar pronta para ajudar. Isso te chateia muito.
      Grato por participar

      • Carlos Eduardo disse:

        Sergio,boa tarde!

        Fiquei bastante preocupado com o resultado da minha analise, Janela Cega e gostaria de saber como posso me tornar mais aberto ao feedback e me preservar mais da exposição inconsciente,

        RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK = 17
        DISPOSICAO A AUTO-ABERTURA = 42

        Desde já grato,

        Cadu

        • Sergio Naguel disse:

          Olá Carlos Eduardo;
          Uma janela Cega formada pelos números que você passou mostra uma pessoa extremamente confiante em si. Desta forma essa pessoa não só rejeita qualquer tipo de contribuição como também se dispõem a resolver todos os problemas para todo mundo ou faz de tudo para resolvê-los para se sentir aceito por todo mundo. Essa forma de se conduzir pela vida está diretamente ligado a valores que foram construídos, possivelmente, ainda na sua infância.
          Até que você tome consciência destes valores (são crenças, só que mais profundos) e concorde em ressignificá-lo(s) dificilmente você irá alterar seus comportamentos.
          Não creio que seja uma questão de melhorar-se e sim de reinventar-se. Por esse motivo eu o aconselho a procurar uma orientação profissional para ajudá-lo nessa passagem. Digo isso pela intensidade dos números que você passou. Creio que com uma ajuda profissional você irá superar esse primeiro momento com mais facilidade.
          Te desejo coragem e que tudo se resolva bem.

  32. Isabela Gomes disse:

    Olá! Meu FeedBack deu 34 e minha Abertura deu 23. Qual seria minha janela, e o que ela representa? (:

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Isabela Gomes;
      Sua pontuação gera uma janela FECHADA. Ela representa uma pessoa que gosta de ficar sabendo das coisas, mas por outro lado não faz muita questão de compartilhar o que sabe, ou por insegurança ou por egoismo.
      Grato por participar

  33. Larissa disse:

    Dr., na minha ambas deram 30. Nem acreditei e até refiz a soma mais de uma vez pra conferir o resultado. Mas gostaria de saber o que exatamente isso significa. Poderia me ajudar?
    Grata.

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Larissa;
      30 x 30 forma uma janela ABERTA muito equilibrada. Ela representa pessoas que lidam bem com as informações que chagam até elas e compartilham o que sabem com sabedoria. Nem muito nem pouco, o necessário e suficiente.
      Grato por participar e volte mais vezes.

  34. Maurício Alexandre disse:

    Olá Sérgio

    Meus números Foram:

    Receptividade: 23
    Abertura: 18

    Como interpreto isto?

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Maurício Alexandre;
      A pontuação que você obteve forma a janela DESCONHECIDO. A teoria que descreve essa janela é: “A janela “desconhecido” ampla, representa a pessoa que não sabe muito de si própria e a qual também o grupo não conhece muito. Ele poderá ser o integrante mudo ou o “observador” do grupo, que nem dá nem recebe feedback. Como podemos observar na quarta janela, ambas as pontuações de “dar feedback” e a de “receber feedback” são baixas. Ele é o homem misterioso do grupo porque é difícil para seus componentes saberem qual a posição dele no grupo e qual a posição do grupo junto a ele. Ele parece manter uma carapaça à sua volta, isolando-se dos outros componentes do grupo. Quando confrontado sobre sua falta de participação ele poderá responder com um “eu aprendo mais ouvindo”.
      Integrantes de grupos que não se envolvem ativamente no grupo ou que não participam obtêm muito pouco feedback porque não fornecem dados ao grupo, aos quais este possa reagir.
      A pessoa que caracteriza esta janela é denominada “tartaruga” porque a sua carapaça evita que as pessoas penetrem nela e também que ela saia de dentro de si, ou se exponha. É preciso muito esforço para manter um eu “Aberto” tão pequeno numa situação grupal. A energia canalizada para a manutenção de um sistema fechado deixa de estar disponível para a autoanálise e o crescimento pessoal.”
      Grato por participar

  35. Simone Cristina Pinheiro disse:

    bom dia!
    minha receptividade deu 36 e abertura 22 em qual me classifico?
    obrigada

  36. Mônica disse:

    Olá Sergio!
    Meu resultado foi de 24 para Receptividade e 32 para Disposição, porém, não consegui acessar o gráfico para preencher e obter o gráfico com o resultado. Aguardo seu retorno e lhe agradeço.

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Mônica;
      Deu janela levemente CEGA. Eu penso que você tem momentos em que não quer ouvir os outros, mas nem sempre isso acontece.
      Grato por participar do Blog

  37. Camila disse:

    Olá,
    Como faço para montar o gráfico da janela?
    Obrigada

    • Sergio Naguel disse:

      Olá Camila;
      Tem um exemplo na parte mais baixa da postagem. Vá rolando a tela para baixo para ver.
      Se persistir a dúvida entre novamente em contato informando suas pontuações.
      Boa sorte e grato por participar

  38. Camila disse:

    Olá consegui fzer o gráfico,obrigada.
    Minha pontuação deu 36 pára feedback e auto abertura 26. O que significa? obrigada

Deixe uma resposta